Como fazer limpeza de pele em casa

Uma pele bonita é resultado de cuidados constantes. E entre esses cuidados, o mais importante é a limpeza de pele, pois ela é essencial antes de qualquer outro procedimento que garanta a beleza e saúde da pele. Para saber mais sobre o assunto, continue lendo este post.

Objetivo da limpeza de pele

A limpeza de pele tem como objetivo fazer a desintoxicação da pele, de forma superficial e também profunda. Ela facilita a saída de microrganismos que prejudicam a saúde da pele, remove células mortas, os cravos e a oleosidade excessiva.

Os benefícios da limpeza de pele são muitos e notáveis. Ela ajuda a desobstruir os poros, prevenindo assim, algumas doenças de pele e melhorando a aparência geral do rosto.

Limpeza de pele profissional X Limpeza de pele em casa

A limpeza de pele profissional tem uma ação antisséptica, anti-inflamatória, preventiva de cravos e acnes, efeito cicatrizante e relaxante e melhora a nutrição da pele. Promove ainda a estimulação do tecido e a ajuda na obtenção de uma pele mais macia, tonificada e com toque aveludado.

A limpeza de pele profissional deve ser feita mensalmente, mas é sempre bom consultar o dermatologista para que ele te indique a frequência ideal do procedimento.

Já a limpeza de pele feita em casa, que não substitui a limpeza profissional, inclui a limpeza,  esfoliação e tonificação da pele do rosto. Ela deve ser feita com produtos de ação suave e adequados para o seu tipo de pele.

Passo a passo da limpeza de pele feita em casa:

Tenha em mãos os seguintes produtos: sabonete neutro, água quente, gel de limpeza, creme ou gel de hidratação com fator de proteção solar, esfoliante e máscara facial.

1 – O primeiro passo é lavar o rosto com o sabonete neutro e enxágue bem. Gosto muito do sabonete Effaclar da La Roche-Posay, minha pele é muito oleosa e muito propensa a espinhas e ele ajuda a minha pele a ficar bem sequinha.

2 – Coloque água quente em um recipiente e coloque o rosto sobre ele para que sua pele receba o vapor por pelo menos 3 minutos. Isso ajuda a abrir os poros e facilitará a limpeza.

3 – Aplique o esfoliante esfregando suavemente com movimentos circulares durante três a cinco minutos. Gosto de vários esfoliantes e acabo revezando o uso de alguns mas o que tenho usado ultimamente é o Normaderm Gel Esfoliante de Limpeza Cotidiana da Vichy.

4 – Enxágue o rosto, seque e aplique uma máscara de tratamento adequada ao seu tipo de pele pelo tempo indicado no rótulo, também gosto de ir variando as máscaras fiz um post mostrando quais são as minhas máscaras faciais queridinhas e que gosto muito dos resultados, veja aqui.

5 – Enxágue novamente o rosto, retire toda a máscara e aplique um tônico com algodão. O tônico é importante para que a sua pele se mantenha hidratada e se recupere da ação da limpeza e esfoliação. E saiba que você pode substituir o tônico hidratante por uma água termal, o efeito também é excelente. Uso as duas opções, tem dia que faço com o Tônico Facial Neutrogena Ultra Gentle e tem dia que prefiro usar a Água Termal apaziguante e suavizante da La Roche-Posay, qualquer dos dois produtos fazem muito bem pra pele.

6 – Para finalizar, aplico o hidratante Cetaphil Dermacontrol FPS 30. Tenha o cuidado de aplicar um hidratante “oil free” (sem óleo), se sua pele for oleosa. Gosto muito da textura do Cetaphil ele deixa a pele bem sequinha, não gosto de nada que deixa com a sensação de melecado na pele, rsrsrs.

7 – Se o seu hidratante não possuir filtro solar, aplique um com no mínimo fator de proteção 15. E por último uso o  Minesol Oil Control da ROC FPS 70, pois como tenho Melasma, preciso de um fator de proteção bem alto, ele é meu protetor solar diário, não saio de casa sem passá-lo mesmo em dias nublados ou chuvosos.

Compro vários desses produtos ou em sites que deixei linkado ou aqui em BH na Drogaria Araújo, ela tem uma gama enorme de dermocosméticos e sempre encontro o que preciso.

Gostou? Então que tal fazer uma limpeza de pele agora mesmo e desfilar com rosto iluminado por aí?

XoXo, Pati.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *