Diário de Gravidez: O 5º mês

No quinto mês de gestação todos os sintomas iniciais e inseguranças já passaram. Mas chegam outros sintomas que vou falar daqui a pouco, mas chega também a disposição, é um período que fiquei sim mais disposta e tiveram horas que até esquecia que estava grávida.

O quinto mês compreende o período da 17º semana até a 22º semana.

É o mês que temos que fazer o tão esperado Ultrassom Morfológico, onde vemos o bebê com detalhes, o médico conta quantos dedinhos tem em cada mãozinha e em cada pezinho e faz várias medições, é um ultrassom super demorado que me deu até um pouco de mal estar por ter ficado deitada de barriga pra cima por muito tempo, mas nada grave, só virar de lado que passou rapidinho o mal estar.

Nesse Ultrassom a estimativa é que a Maria Cecília estava com 30 cm de comprimento, da cabecinha até o calcanhar e 718 gramas, a médica disse que ela está super bem e está com um crescimento ótimo.

O sintoma que mais tive no quinto mês foi um mal estar devido a minha pressão arterial ter ficado mais baixa, e em vários momentos tive a sensação de que desmaiaria, mas minha médica disse que é normal nesse período da gravidez. Que é inclusive por esse motivo que existe a lei de prioridade em filas para as gestantes, pois ficar muito tempo na mesma posição faz a pressão cair e se estivermos em pé, temos o risco de queda, o que poderia ser perigoso para o nosso bebê.

Outro sintoma que comecei a ter foi a temida dor nas costas, a barriga começa a pesar aliado ao ganho de peso e com isso vem a dor, e não há nada que possa ser feito, pois não podemos tomar remédios, tenho colocado compressas de água quente e quando não consigo dormir de jeito nenhum a minha médica me autorizou a tomar um paracetamol, mas evito ao máximo, se tomei umas duas ou três vezes foi muito.

Agora já sinto ela mexendo, e tem horas que esses movimentos até doem pra ser sincera, confesso que é um pouco estranho, mas vamos nos acostumando Rsrsrs.

Quanto ao aparecimento de estrias, como contei neste post tive a sorte de ainda não ter aparecido nenhuma. Estou seguindo direitinho o ritual de cremes e óleo para tentar que elas não apareçam até o fim da gestação.

Dizem que é nesta fase que surgem também as manchas amarronzadas no rosto, o melasma, mas como eu já tenho, só estou passando muito protetor solar para que eles não aumentem, e até agora estão como eram antes de engravidar.

A minha alimentação têm sido a mesma do início da gravidez, comendo muitos legumes, verduras e frutas e tentando ser o mais saudável possível, sem muitos industrializados principalmente, mas nos finais de semana acabo comendo um docinho ou um sanduíche que são minhas paixões. Confesso que até hoje não tive desejo de nada, o que tive foram vontades, mas na maior parte das vezes tento me controlar para não engordar muito o que acaba sendo ruim pro bebê também neh.

 

Agora vamos pras perguntinhas/sintomas de como passei o quinto mês:

 PRINCIPAIS SINTOMAS

Os principais sintomas que tive no quinto mês da gravidez são:

  • Tive enjoo? Muito raro, praticamente nada de enjoo, muito boa essa fase de não enjoar mais, mas em contrapartida comecei a ter azia, não foi muito frequente como eram os enjoos mas quando vem faço até vômito as vezes, sorte que não é todo dia, observei que é principalmente a noite e depende muito do que como, se como algo com farinha por exemplo pão a noite aí a azia vem com tudo.

  • Tive sono? Diminuiu um pouco, principalmente porque estou tendo dor nas costas e acabo dormindo menos, mas aquele sono de durante o dia super diminuiu.

  • Como está meu humor: continua variável, pra mais sensível, fiquei mais chorona e as vezes um pouco irritada com coisas bobas também.

  • Vontade de fazer xixi: Diminuiu. Tenho levantado menos a noite para ir ao banheiro, mas também comecei a controlar um pouco mais a ingestão de líquidos antes de deitar.

  • Peso: A fome diminuiu um pouco e como os enjoos sumiram consigo comer mais certinho do que no início, Aos finais de semana saio da dieta acabo comendo mais e um pouco errado também, mas como já disse estou zero neurada com peso, quero me manter saudável para a Maria Cecília ficar bem. Mas sei que daqui pra frente o meu peso vai aumentar cada vez mais rápido. Na minha última consulta minha médica me disse que o normal é engordar 500 gramas por semana, ou seja, 2 kg por mês, e que estou mantendo essa média, mesmo tendo passado pelas festas de fim de ano me mantive na média. 😉

  • Atividade física: Em virtude da dor nas costas fui num Ortopedista e ele pediu para suspender a atividade física pois ela poderia fazer a dor aumentar, assim fiquei o mês sem fazer as caminhadas, mas conversei com minha médica e ela disse que posso voltar se eu estiver me sentindo bem. Mas sempre algo leve e que não me faça sentir nenhuma dor.

Então é isso, estou bem e ansiosa para a chegada da Maria Cecília, já começamos a olhar algumas coisas do quartinho dela e em breve vou contando pra vocês, me acompanhaem lá no insta (@patricia.mapa) que mostro bastante coisas do meu dia-a-dia por lá.

Bjoss

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *